• White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Responsabilidade Social

projeto GRAEL

 

Niterói/Rio de Janeiro

Com base no princípio de que o esporte é uma importante ferramenta de inserção social e a partir da educação conseguimos formar profissionais dedicados e esportistas conscientes da sua relação com o ambiente em que convive, adicionamos a isto, o conceito de esporte vinculado a ao ecossistema, os esportes na natureza tem o poder de transformar o comportamento de atletas e cidadãos, que acabam por se tornarem mais conscientes da importância em cuidar do desenvolvimento social e sustentável.

Um atleta ou entusiasta do esporte, que faça da vela seu ambiente de lazer e/ou trabalho, aprende desde cedo a respeitar e cuidar do meio ambiente, pensando no coletivo, e evitando ser influenciado apenas por interesse particular.

A adesão dos nossos atletas em causas sociais pode ser um fator decisivo de iniciativas e difusão de experiências e conceitos potencialmente geradores de transformação e é graças a isso que a CBVela incentiva os entusiastas e profissionais da Vela a se engajarem em algumas das campanhas que vemos acontecendo por todo o Brasil, buscando aproximar o jovem da Vela.

Instituto Rumo Náutico:

Projeto idealizado pelos medalhistas olímpicos Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira em 1996 antecedendo os jogos olímpicos de Atlanta.

Jurujuba em Niterói no Rio de Janeiro foi o local escolhido para o primeiro núcleo do projeto, o bairro que sempre foi conhecido pelas regiões próximas como uma colônia de pescadores, parecia o berço perfeito para o pontapé inicial do “Projeto Grael” em 1998.

O objetivo inicial do projeto era a inserção no mercado de trabalho para jovens de camadas sociais de baixa renda, gerando em conjunto a sua participação no esporte da vela.

No ano 2000 foi fundado o Instituto Rumo Náutico que tem como missão: Promover a cultura da “Maritimidade”, bem como a ribeirinha, e ampliar o acesso aos esportes náuticos, utilizando-os com instrumentos de educação de estimulo a profissionalização, de construção da cidadania e inclusão social.

Quer mostrar o seu projeto social por aqui?

Entre em contato conosco!