
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é um poder autônomo de fiscalização da CBVela, sendo constituído por 03 (três) membros efetivos e 03 (três) membros suplentes, eleitos com mandatos de 4 (quatro) anos pela Assembleia Geral, permitida 01 (uma) única recondução.
O primeiro Conselho Fiscal eleito da CBVela ficou no poder até o final de 2018, havendo uma eleição em Assembleia Geral para que novos membros assumissem o Conselho no incio do ano de 2019 de acordo com o estatuto em vigor, que contemplava 05 (cinco) membros efetivos e um Chairman do Conselho.
As futuras eleições dos membros para compor o Conselho Fiscal deverão ser realizadas 02 (dois) anos após a eleição do Presidente e do Vice-Presidente da CBVELA, podendo ser candidato qualquer pessoa, desde que atenda aos requisitos estabelecidos no Estatuto da CBVela como forma de garantir a autonomia e independência do colegiado frente à diretoria; que em linhas gerais estabelecem que a escolha dos Conselheiros será independente e individual, sem vinculação eleitoral ao Presidente, Vice Presidente, Diretores ou qualquer outro cargo eletivo da CBVela.
É vedada a participação, na eleição e no efetivo exercício das funções do Conselho Fiscal, de Funcionários ou Dirigentes da CBVela ou seus parentes até o terceiro grau; Pessoa que tenha comprovada dependência econômica dos administradores da CBVela; e Funcionário ou sócio de empresa fornecedora da CBVela.
Felipe Arantes
Membro do Conselho Fiscal

Graduado em Administração pelo Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais na cidade do Rio de Janeiro/RJ, concluiu Mestrado na Hult International Business School na cidade de Boston/ EUA. Foi o responsável pelo desenvolvimento do Laboratório de Negócios do Grupo Globo e da Filial Brasileira da L'Oreal, trabalhou com Empreendedorismo e Internacionalização, é sócio minoritário da Tech Trash que gerencia resíduos eletrônicos. É professor de Estratégia e Inovação do Curso de MBA do IBMEC/RJ, com certificação pelo IAJ em Gestão Esportiva e trabalha atualmente como Assessor da Presidência do PROFUT que é a Autoridade Pública de Governança do Futebol Brasileiro.
Frederico Monteiro
Membro do Conselho Fiscal

Presidente e Fundador da Federação Pernambucana de Vela, atuou com Presidente do Conselho Técnico da Associação Brasileira da Classe Opitimist, atualmente integra o Conselho Estadual de Esportes do Governo Estadual de Pernambuco. Conquistou o Campeonato Mundial da Classe Hobie Cat 16, além de outros dois Vice Campeonatos Mundiais nesta mesma Classe. Atualmente é empresário no ramos de distribuição de produtos agropecuários.
Carlos Alberto Aviz
Membro do Conselho Fiscal

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, acumulando mais de trinta anos na Área de Projetos, Instalações, Manutenção e Operação de Sub-Estações da EletroNorte. Atualmente exerce o carga de Presidente da Federação Náutica de Brasília em paralelo com o cargo de Secretário Internacional do Grupo de Trabalho WG B 5 64 da SIGRE.
Sérgio Ferraz
Membro do Conselho Fiscal

Possui mais de quarenta anos de experiência em serviços de Auditoria e Consultoria de Negócios na PricewaterhouseCoopers (25 anos), IBM do Brasil (03 anos), TV Globo (05 anos) e em sua Empresa Prórpia - Chavinski & Ferraz Consultores (13 anos) , Ankyla Business Consulting (04 anos) e como Empreendedor Social atuando como Conselheiro Fiscal de Entidades sem fins lucrativos.

Conselho Fiscal 2017/2018
Para se adequar aos melhores níveis de governança estabelecidos no novo Estatuto da CBVela, se estabeleceu nova formação do Conselho com votação em anos alternatos a votação para a Diretoria da Confederação. Graças a isso, o Conselho Fiscal estabelecido em 2017 renunciou abrindo novas eleições na Assembleia de dezembro de 2018